GTA SA - Tutorial - Como trocar animações entre IFPs

Introdução
Quem nunca quis mods diferentes mas não pôde pois ambos substituem o ped.ifp, que atire a primeira pedra.

Você por exemplo pode ter um mod que corrige a animação de falar, ou trocar a de andar, ou então um novo virar de volante, mas todos substituem o mesmo arquivo: ped.ifp, assim você não podia ter todos os mods juntos ao mesmo tempo, mas hoje você pode! Seja qualquer mod de .ifp (não necessariamente o ped.ifp)

É uma coisa fácil, útil mas pouco conhecida:



0. Resumo
Se você já sabe usar GTA Anim Manager, eis aqui um resumo:
Abra o seu .ifp, selecione a anim que quer trocar, use a lista lateral para encontrar o .ifp com a nova anim que você quer, não abra-o, dê 1 ou 2 cliques com o botão direito (não esquerdo), vai em "Open with options...", selecione Replace, marque a caixinha da animação você quer e dê ok.


Tutorial completo:

1. Baixar GTA Anim Manager
Baixe o GTA Anim Manager criado pelo Ryosuke839:

(Somente 68 KB. Sem instalação.)

Este programa consiste em visualizar as animações (ifp) do jogo.


2. Abrir uma skin/ped
Você precisa de um .dff e .txd de algum pedestre/skin.
Você pode abrir o gta3.img com algum editor img [1] [2] e exportar os arquivos BMYDJ.dff e BMYDJ.txd para alguma pasta.
Em seguida, com o GTA Anim Manager aberto, vá em "Preview -> Load Model..." e selecione o arquivo .dff da skin (lembrando que o .txd precisa estar na mesma pasta do .dff, se não a skin irá ficar sem textura (branca))


3. Abrir o .ifp na qual você quer editar
Como exemplo, eu irei usar o "ped.ifp", mas você pode usar qualquer outro .ifp.
No caso do ped.ifp, se você já não tem um mod que use ele, recomendo você copiar ele da pasta "Anims" e colar dentro de alguma pasta dentro do Mod Loader, assim, edite ele lá.

Para abrir o .ifp, use a lista lateral esquerda ou vá em "IFP -> Open"
Usando a lista lateral, você deve clicar duas vezes no arquivo .ifp.
Assim, abrirá uma lista do lado direito com as animações presentes neste arquivo .ifp.


4. Encontrar qual animação você quer trocar
Vá clicando nas animações da lista. No rodapé (embaixo) da janela do programa há ferramentas de Play, Pause etc, use isso para ver a animação em movimento (lembrando que muitas não há movimento, é só uma pose).
É totalmente normal você ver a skin se bugando (aparecendo partes invisíveis etc), ignore.

Esta possivelmente é a parte mais difícil e chata do tutorial, já que você deve ficar procurando e descobrindo qual animação você deve trocar.
Então você pode antes abrir o .ifp com a animação que você quer, encontrar ela, anotar o nome, abrir o seu .ifp e ir até a animação na qual você quer trocar.

Por exemplo, o mod de andar com a arma no ombro é a animação "WALK_armed", então, eu clico para selecioná-la.

5. Abrir o segundo .ifp com a animação que você quer
Usando as pastas na lateral esquerda, navegue até encontrar o arquivo .ifp na qual tenha a animação que você quer (para assim pegar a animação dele e adicionar no atual .ifp aberto)
Você NÃO deve abrir esse segundo, você deve deixar ele ali do lado.
Assim, com ele do lado, clique uma ou duas vezes com o botão DIREITO do mouse (não o esquerdo).
Irá abrir este menu:

Vá em "Open with options..."
Irá abrir a lista de animações deste segundo .ifp, onde lá tem a anim que eu quero (andar com a arma no ombro).
Assim, eu seleciono "Replace" (para substituir, caso queira adicionar sem substituir, selecione Append), e seleciono a caixinha do lado do nome da animação (pode selecionar quantas caixinhas quiser, no caso, só quero uma animação mesmo).

Dê OK e pronto! Salve o seu .ifp indo em "IFP -> Save"

6. Extra
No caso da animação que usei de exemplo, só irá funcionar para o CJ magro, pois algumas animações do CJ musculoso estão no arquivo "muscular.ifp" (assim como o gordo está no fat.ifp).
Para adicionar esta animação também no CJ musculoso, você terá que fazer o mesmo com o muscular.ifp. Este ifp fica tanto dentro do "anim/anim.img" quanto no gta3.img, pegue e exporte para o Mod Loader.
Faça o mesmo, abra o seu muscular.ifp, vai em "Open with options..." no ped.ifp da animação de andar com a arma no ombro e selecione a animação normalmente, mas agora não com "Replace" e sim com "Append" (para adicionar a nova animação, já que no muscular não há a mesma).
A animação no muscular.ifp tem o nome de "MuscleWalk_armed" e a nossa nova animação do andar com a arma no ombro é "WALK_armed", sem problemas, clique duas vezes ou "botão direito -> Rename" para renomear para "MuscleWalk_armed", assim, apague a antiga "MuscleWalk_armed" deixando somente esta nova (botão direito -> Delete).
Salve o .ifp, e pronto.

Você pode fazer várias coisas assim, pegando uma animação e colocando no lugar de outra, mesmo que sejam totalmente diferentes, você pode até mesmo trocar as animações dentro do mesmo .ifp, bastante ir com o botão direito -> Copy, renomear para algum nome de alguma animação que você quer e depois deletar a antiga, assim você pode personalizar totalmente os seus arquivos .ifp.

Com isso, você é livre e pode misturar quantas animações quiser e organizar o .ifp do seu jeito, baixar vários .ifp e misturar todos afim de criar algum novo pack de animações usando as animações que você mais gostou.


Agora você finalmente pode entrar na categoria de Animações clicando AQUI e baixar vários mods diferentes e misturá-los.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial