O dia em que o GTA modding foi declarado ilegal

Take2 ameaçou processar os desenvolvedores do OpenIV — a principal ferramenta que possibilita modificar o GTA V, GTA IV e Max Payne 3.

Com este pedido, o OpenIV teve que parar o desenvolvimento, distribuição e atividade.


GooD-NTS, principal desenvolvedor do OpenIV divulgou na GTAForums o seguinte texto (traduzido por Junior_Djjr):

Temíamos que este dia viesse… E agora está aqui.
O dia, e que o modding de GTA foi declarado ilegal.

O modding de GTA teve uma longa e gloriosa história.
Desde o GTA III, pessoas criaram vários diferentes mods desde simples substituições de texturas à impressionantes conversões totais.

E o modding sempre foi uma “gray zone” — o campo de batalha entre advogados e PR[?]…

Quase 10 anos de desenvolvimento do OpenIV, nós tínhamos tentado jogar o mais agradável possível e ainda mais:
  • Estritamente seguido o código civil da Rússia (apenas engenharia inversa para interoperabilidade).
  • Somente engenharia reversa “clean-room”.
  • Sem distribuição dos dados originais e códigos.
  • E absolutamente não atrapalhando o Online…

Em 5 de junho, 2017, nós recebemos uma carta oficial de Cesse-e-Desista.
Ela claramente dizia, que com o OpenIV nós “permite que terceiros derrotem os recursos de segurança de seu software e modifiquem esse software em violação dos direitos de Take-Two“.
Sim, esta carta analfabeta tanto tecnicamente quanto gramaticalmente (realmente, eles nem se importaram em re-ler o texto)
Sim, podemos ir ao tribunal e, mais uma vez, provar que a modificação é um uso justo e nossas ações são legais.
Sim, nós poderíamos. Mas nós decidimos que não.

Passar ao tribunal levará pelo menos alguns meses do nosso tempo e grande quantidade de esforços, e, na melhor das hipóteses, não teremos absolutamente nada.
Passar o tempo apenas para restaurar o status quo é realmente improdutivo, e todo o dinheiro no mundo não pode compensar a perda de tempo.

Então, decidimos concordar com suas reivindicações e estamos parando a distribuição do OpenIV.

Foi uma decisão difícil, mas quando qualquer atividade de modificação foi declarada ilegal, não podemos ver nenhuma possibilidade de continuar esse processo,
A menos que a alta administração da empresa Take-Two faça uma declaração oficial sobre modding, que pode ser usada no tribunal.

Com muitos agradecimentos para toda a comunidade modding para todas as suas fantásticas criações,
time OpenIV.

Adeus e obrigado pelos peixes.

É basicamente o fim do modding do GTA V, e qualquer trabalho sequente relacionado será considerado ilegal e também terá o mesmo final que o OpenIV teve.


Continuando, mais esclarecimentos:

Para ficar tudo claro, aqui o que aconteceu:

1 – Em 19 de maio, 2017, nós recebemos um email do advogado da Take Two Interactive nos EUA. Neste email eles solicitaram para parar imediatamente sem nenhum trabalho adicional e/ou distribuição dos projetos OpenIV e “Liberty City in GTAV”

2 – Na opinião de que não violamos nenhuma lei, pedi-lhes que fornecessem informações mais detalhadas sobre o pedido. Eles concordaram em fornecer detalhes por email.

3 – Em 5 de junho, 2017, depois de duas semanas de silêncio, recebi a carta de Cessar-e-Desistir da empresa de advogados (representante legal da Take Two na Rússia), tanto em formato eletrônico quanto em papel, para o meu endereço empregador. Este Cessar-e-Desistir me acusa nas violações das leis russas.

4 – Depois de muitos pensamentos pesados, decidimos concordar com suas reivindicações. Nós não conseguimos facilmente; É uma decisão muito difícil para nós.

Um processo semelhante aconteceu com NTAuthority — Detetives da Take 2 batem na casa de modder — onde ele passou por grandes problemas e foi obrigado a se afastar do modding de qualquer jogo da Rockstar/Take2.

E então, vocês ainda acreditam que algum dia existirá um GTA com suporte à mods?

A Rockstar nunca será como empresas como Valve, que até ajudam individualmente e coletivamente as pessoas a criarem mods para seus jogos, que divulgam os mods, que até aceita que trabalhos derivados sejam vendidos.

As avaliações negativas do GTA V na Steam explodiram.

A Rockstar Games respondeu sobre o acontecimento:

Ações da Take-Two não estão especificamente direcionadas aos mods single player. Infelizmente o OpenIV recentemente possibilita maliciosos mods que permitem assédio de jogadores e interferem no GTA Online na experiencia de todo mundo. Nós estamos trabalhando para determinar como podemos continuar o suporte criativo da comunidade sem impactos negativos para os jogadores.

Tenha a nota de que isso não anula a parte da Rockstar ter também culpa em tudo isso, mas a Take2 é mais ofensiva e é quem age.

Além de que o Good-NTS disse que na carta pedia inclusive para parar o desenvolvimento também do mod "Liberty City in GTAV", que tem nada a ver com o GTA Online. Estranho, não?


Atualização (18/06/07):

A declaração "[declaração acima]", está simplesmente errada e eles sabem disso. OpenIV não permite ou suporta nenhum mod do GTA Online. Nós sempre demos suporte à Rockstar em seu direito de proteger o GTA Online dos hacks e cheats. Mas, o Cessar-e-Desistir da TakeTwo foi específico para o single-player e não tem menções do GTA Online.

Portanto, a Rockstar está mentindo?

Esta está sendo a maior treta da história dos mods! A empresa Take2 está sofrendo uma queda altíssima das ações da bolsa de valores por parte dos investidores devido à isso. [1]
A treta foi parar até na BBC!


Devido ao grande número de pessoas que modificam GTA San Andreas neste blog: Afinal, o que será do GTA SA/GTA VC/GTA III?
É simples: GTAs antigos não são mais fontes importantes de renda para Rockstar Games / Take2, enquanto o GTA V continua rendendo muita grana pra eles. O GTA San Andreas e os outros clássicos são só um detalhe, é só jogos que continuam sendo vivos por causa de mods e que não atrapalha em nada pra Rockstar e Take2, é só história.
E com certeza se eles quisessem fazer alguma coisa, já teriam feito, pois os modders das franquias mais antigas de GTA fazem coisas piores do que essa conversinha aí em cima.
Veja como o GooD-NTS diz ter evitado quebrar as leis da engenharia reversa, e mesmo assim os advogados pegaram no pé dele, no GTA SA, os modders nem tentam obedecer estas leis e fazem engenharia reversa e divulgam códigos inteiros em público. Quanto o assunto é GTAs clássicos, o modding é livre dessa idiotice.


Fontes:
Take Two vs Modding (íntegra)
Here's Rockstar's statement about Take-Two shutting down GTA's OpenIV modding tool (resposta da R*)
Traduzido e escrito por Junior_Djjr - MixMods
Ao copiar o conteúdo daqui, dê créditos deixando um link visível para a postagem de origem.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial