Rockstar discute com Take2 para deixar os modders em paz

Se você está perdido, clique aqui.

Depois do que foi a maior treta da história do mods de GTA, Rockstar Games pede para Take-Two não agir contra projetos de terceiros. Isso quer dizer que OpenIV voltou à ativa!

Após 90% de reviews "recentes" serem negativas na steam (contando 53 mil reviews);
Após inúmeros comentários atacando tanto Rockstar quanto Take2, até mesmo afetando negativamente as ações da bolsa da empresa Take-Two Interactive com a grande queda dos investidores.
Após toda essa força contra essa ação, a Rockstar quer deixar claro que apoia os mods para single-player.

Dê uma olhada no que a Rockstar Games colocou em seu próprio site:

Pergunta: Mods para Um Jogador no PC são permitidos?

Resposta: A Rockstar Games acredita na criatividade responsável dos fãs e, particularmente, gosta quando esses criadores mostram sua paixão pelos nossos jogos. Após discutir o assunto com a Take-Two, essa concordou que, em geral, não tomará medidas legais contra projetos de terceiros envolvendo os jogos da Rockstar que são para um jogador, que não sejam comerciais e que respeitem os direitos de propriedade intelectual (IP) de terceiros. Isso não se aplica a (i) serviços online ou modo multijogador; (ii) ferramentas, arquivos, bibliotecas ou funções que poderiam ser usadas para influenciar os serviços online ou modo multijogador, ou (iii) uso ou importação de outras IPs (incluindo outras IPs da Rockstar) no projeto. Isso não é uma licença e não constitui endosso, aprovação ou autorização para qualquer projeto de terceiros. A Take-Two se reserva o direito de objeção a qualquer projeto de terceiros, ou de revisar, revogar e/ou retirar esta declaração a qualquer momento a seu critério. Esta declaração não constitui renúncia de qualquer direito que a Take-Two possa ter com relação a projetos de terceiros.

Em suma, Take2 não pode mais se intrometer onde não deve.

Na real, o texto deixa claro que isso não é nenhum tipo de licença, que a Take2 ainda pode agir e tudo mais, mas é um texto pouco mais informal do tipo "podem continuar fazendo o que vocês quiserem aí... mas também não é porque estou dizendo isso que vocês podem fazer qualquer coisa!". O que é certo de se fazer.

Note também que a própria "pseudo-licença" tem alguns pontos que é contra o OpenIV, mas mesmo assim o OpenIV foi aberto novamente.
A Rockstar diz estar em contato com Good-NTS [fonte], principal desenvolvedor do OpenIV, onde até o momento deste post, ele ainda não declarou nada publicamente. Do outro lado, a Take2 continuará atrás dos mods que atrapalham o GTA Online, mas deixará de lado o OpenIV.

Outro ponto importante desta declaração é o ponto "(iii)", onde não é permitido conversão de arquivos de outras "propriedades intelectuais" (como, simplesmente, jogos), uma coisa que já era sabida e sempre esteve em suas licenças.
Ou seja, tudo está relacionado com "não atrapalhe jogos online", "respeite direitos autorais" e "não venda mods", seguindo isso, "continuem criando seus mods e demonstrando suas paixões".

Parece que a Rockstar e Take2 não se entendem bem.
Take2 quer botar as regras em prática enquanto Rockstar Games não quer perder seus fãs e continuar na sua fama de "empresa bonzinha que apoia os fãs".

Fonte do post: MixMods

Comentários

Anterior Proxima Página inicial