ReShade + Tutorial

Sempre quis melhorar os gráficos do seu GTA mas odeia ENBs? Quer uma alternativa mais leve e avançada? Então Reshade é para você!

Reshade
Reshade é uma alternativa para vários mods gráficos pesados, ele basicamente injeta shaders adaptativos no seu jogo, e tudo isso configurável ingame em tempo real (na versão 3.0 em diante)
E o melhor de tudo, funciona em praticamente qualquer jogo! Ele possui opções para jogos DirectX 8/9, Directx 10/11 e OpenGL!


Como dito no próprio site do Reshade, ele é um injetor avançado de Pós-Processamento para Jogos e Softwares de Vídeo, isto é, uma espécie de Maquiagem para o jogo, por isso o nome Pós-Processamento.


Ele permite você aplicar vários efeitos e shaders nos seus jogos, como Oclusão de Ambiente, Profundidade de Campo e Correção de Cores, além de ser Open Source e te permitir escrever seus próprios shaders!


É frequentemente atualizado, e pelo criador "crosire" não permitir reupload do mesmo, você deve baixar no site oficial do Reshade.

(Abra o post para continuar lendo)




Reshade no GTA San Andreas
No GTA:San Andreas, o Reshade pode mudar toda a atmosfera do jogo apenas com alguns efeitos como o Vibrance e o Ambient Light, neste post eu irei ensinar como instalar e configurar o Reshade no GTA San Andreas mas o tutorial serve pra todos os outros jogos, você só precisa saber a versão do DirectX do jogo ou se ele é OpenGL.



O primeiro passo é baixar o Reshade, baixe-o no site oficial do Reshade e inicie o executável, você irá ver a seguinte janela:
Clique em "Select game" e vá até a pasta do seu GTA San Andreas e selecione o executável do mesmo "gta_sa.exe". Após isso selecione a opção Direct3D 8/9 pois é essa a versão que o GTA:SA usa e clique em Sim nas duas janelas que aparecerem:

 Após isso o programa irá baixar os shaders padrões para a pasta reshade-shaders e irá aparecer outra janela para você marcar ou desmarcar os shaders que você quer instalar, selecione os que você quer (ou todos de uma vez) e clique em OK.
Após isso pode fechar a janela e iniciar o GTA.
Assim que você abrir o GTA, ele vai carregar os Shaders, isso demora uns segundos e o jogo pode ficar meio lento mas assim que terminar você pode carregar um jogo salvo ou iniciar um novo.
Para abrir o menu de configuração pressione Shift+F2 (Isso pode ser alterado na aba Settings do Menu do Reshade) O Reshade irá te mostrar um tutorialzinho rápido em inglês e pedirá pra você criar um novo perfil clicando no "+" na parte de cima, dê um nome pro Perfil e prossiga o tutorial até chegar na janela abaixo:
Se você entendeu o tutorial já pode começar a mexer nas configurações, clique nos quadradinhos cinzas para ativar os efeitos, você verá em tempo real, na parte de baixo você poderá configurar completamente esses efeitos para deixar ao seu gosto, basta arrastar com o mouse em cima dos valores ou segurar Ctrl e clicar em cima para digitar um valor manualmente, depois de ativar alguns efeitos você já poderá ver a diferença do jogo
Já está melhor que muitas ENBs por aí mas ainda está meio forte e sem características, vá mexendo por si próprio nos efeitos para descobrir o que eles fazem, infelizmente o MXAO (Oclusão de Ambiente) e o DOF (Profundidade de Campo) não estão funcionando no GTA San Andreas na versão atual do Reshade, isso pode ser corrigido em futuras atualizações, mas funcionam normalmente em outros jogos. Tenha em mente que em jogos antigos, alguns efeitos podem não funcionar.
Acima a comparação da mesma foto com e sem Reshade.
Um dos melhores filtros na minha opinião é o Fine Sharp, que misturado com outros filtros deixam as texturas mais definidas e bonitas, mas isso em exagero pode causar texturas serrilhadas, e falando em serrilhado, o Reshade também possui o FXAA e o SMAA, que são alternativas ao AA padrão do jogo.
Acima comparação da mesma foto com e sem Reshade e tendo aplicado o filtro de Fine Sharp e Luma Sharp.
Depois de configurar tudo, você pode ir em Settings e mudar o Usage Mode para PERFORMANCE que irá recalibrar os Shaders e aumentar um pouco o FPS mas você precisará mudar de novo para Configuration Mode para poder editar os Shaders.
Você é livre para customizar do jeito que quiser, deixando exagerado ou quase imperceptível, e o melhor de tudo é que ele tira POUCO FPS, claro que depende dos shaders que você ativar, alguns tiram mais FPS que outros e vice-versa mas com certeza dá pra deixar o gráfico do jogo melhor que muitas ENBs e tirar menos FPS que elas. Um problema que pode incomodar alguns é que os efeitos também se aplicam na interface e no menu do jogo, então se você exagerar nos efeitos pode ficar difícil visualizar os menus.

Além de tudo você pode compartilhar suas configurações com outras pessoas! Você pode fazer isso no próprio Site do Reshade ou em outros lugares.
Abaixo eu deixo o download da configuração do ThePedro004, o mesmo autor das prints da parte de cima do post, basta clicar em download e salvar como arquivo .ini na pasta do GTA e selecionar o perfil no Menu do Reshade.

Configuração do ThePedro004

Sintam-se livres para compartilhar suas configurações nos comentários para os outros baixarem.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial