GTA SA - Optimized Map v2.0 (Texturas Otimizadas)

Atualizado 05/08/21
  • Corrigido Las Venturas sem textura na versão anterior.
  • Agora inclui texturas fontes originais em HD por toda San Andreas! (somente exterior) Mas redimensionadas para 256 ou 512, para não ficar pesado e não quebrar o padrão gráfico do jogo. São texturas originais em maior resolução presentes no próprio San Andreas, Vice City e GTA III de Xbox, Manhunt e diversas outras fontes encontradas após meses de pesquisa. Centenas de texturas foram trocadas pelas mesmas em melhor qualidade. Nenhuma textura foi inventada.
  • O mod está completamente recriado pela Jéssica Natália, e inclui todas as texturas do gta3.img com mipmaps. Los Santos agora é separado em mais regiões, na prática a otimização deu resultado semelhante.
  • Adicionado opção de texturas de pedestres, veículos, armas e radar do PS2.
Atualizado 04/08/21
  • Jéssica Natália completou o mod, agora a otimização agora está presente em todo o mapa do jogo! Mas não inclui texturas mais HD.
  • Corrigido os .txd originais de Los Santos não removendo as texturas "BLOCK" e "BLOCK2" (devido a um erro do batch que não detectou elas).


Mod que otimiza as texturas do mapa (mundo) do GTA San Andreas, diminuindo o uso de disco, fazendo-o carregar um pouco mais rápido e economizando em torno de 20~30% do uso de memória RAM usada no streaming.
  
Qual é o problema do jogo?
GTA SA funciona por arquivos .txd, que são conjuntos de texturas. Originalmente cada modelo .dff usa somente um .txd.
Quando mais de um arquivo .txd usa a mesma textura, é um custo inútil de carregamento e memória, afinal, multiplica o peso das texturas.
Para você ter noção, a textura ws_rooftarmac1 é repetida em mais de 100 arquivos .txd de Los Santos!

Qual é a solução do mod?
O mod esta usando scripts batch para identificar e separar as texturas mais repetidas de Los Santos, em seguida, as mais repetidas de cada região.
Foi removido as texturas mais repetidas do .txd original e movi elas para um .txd genérico/compartilhado.
Assim, foi ligado os arquivos .txd para cada região, e cada .txd de região também usa o genérico da cidade.
Para isso foi usado uma função pouco usada no GTA SA, mas muito usada no GTA IV: txdp.
Por exemplo, a textura ws_rooftarmac1 que antes se repetia por mais de 100 arquivos .txd, só em Los Santos, agora só é carregada uma única vez. Se esta textura pesa 1 MB, só ela traz uma economia de mais de 100 MB de peso de disco, carregamento e memória! Considerando somente Los Santos.
Aparentemente a Rockstar North planejava fazer isso, mas somente para ruas. Há no PS2, mas os .txd genéricos estão vazios.
  

Há pontos ruins?
Basicamente não há nenhum ponto ruim.
Se você instalar um mod que muda o arquivo .txd original do jogo, somente irá tirar a otimização daquele .txd, o que não é realmente um problema. Você pode colocar prioridade menor neste mod.
No entanto, perceba que não faz sentido ter este mod instalado e instalar um mod como RoSA, pois você não terá mais a otimização. O RoSA e Map Textures Fix serão adaptados para isso no futuro.
Outro benefício é que as principais texturas ficam num txd único, por exemplo, basta trocar a textura de rua do .txd compartilhado que toda a cidade é afetada ao mesmo tempo.
Também não substitui nenhum arquivo do jogo, somente .txd, não atinge nenhum limite, nem requer nenhum script ou plugin.
Ou seja, este mod é multiplataforma (exceto mobile), e é excelente para os limites do PS2! Mas é recomendado redimensionar as texturas HD.
  
Bônus:
Visto que todas as texturas estavam separadas para recompilar, o autor do mod aproveitou para substituir todas as texturas pelas versões melhores presentes nos jogos GTA III de Xbox e Manhunt. O autor somente fez isso com as texturas iguais, várias delas são de mesma resolução mas com menos artefatos de compressão, e outras são somente 2X mais definidas, ou seja, não pesa e continua combinando com o estilo do jogo. Em torno de 50 texturas foram melhoradas (o 20~30% de otimização já considera o uso delas).
Os arquivos também já vêm com mipmaps (que aumenta muito pouco o uso de RAM comparado com as originais, mas é essencial). Dica: se você não quer usar anisotropic filtering alto, abra o la_generic.txd com Magic.TXD e dê CTRL+C na textura telewires_law para tirar mipmaps dos fios, para assim não desaparecerem de longe.
  
‎Autores: Junior_Djjr (LS), Jéssica Natália (outros locais)
Tamanho: 221 MB


PS2 Radar, Weapons, Peds, Vehicles
Texturas do PS2 para radar, armas, pedestres e veículos, convertidas pro PC. Qualidade levemente melhores do que os originais do PC.
  
Autora: Jéssica Natália
Ícones das armas: nadalao
Tamanho: 7 MB

Comentários

Anterior Proxima Página inicial